terça-feira, 27 de setembro de 2011

INQUÉRITO NACIONAL DE PREVALÊNCIA DA ESQUISTOSSOMOSE MANSONI E DAS GEO-HELMITOSES EM BEBERIBE.


Em 2011 e 2012, será realizado, em todos os estados do Brasil, o Inquérito Nacional de Prevalência da Esquistossomose e de outras Geo-helmitoses. Neste ano, o Estado do Ceará realizará este trabalho em 21 municípios, dos quais Beberibe foi contemplado na primeira etapa. Os trabalhos iniciaram no dia 11/08/2011, através de reunião no município, com os técnicos do NUVET – Núcleo de Controle de Vetores do Estado, Secretário da Saúde de Beberibe e técnicos envolvidos, Secretária de Educação e diretores de 5 (cinco) escolas, escolhidas aleatoriamente pelo Ministério da Saúde. Na ocasião, foi apresentada a metodologia do trabalho de pesquisa e distribuídos para cada escola um vídeo – “esquistossomose quebrando ciclo” (sintomas, transmissão e medidas preventivas). Também foi esclarecido o papel das escolas na sensibilização dos pais e alunos sobre a importância do exame; definição do número de exames por cada escola (35 exames de coproscopia, nos escolares de 07 a 14 anos, conforme programa).
Nos dias 19 a 23/09/2011, recebemos a visita da Coordenadora do Programa de Vigilância e Controle da Esquistossomose do Estado - Dra. Vivian da Silva Gomes, Bióloga e de outros técnicos (01 laboratorista e 02 técnicos de campo) do NUVET, para realização do seguinte trabalho: Visita em 5 (cinco) escolas, para orientação e distribuição dos recipientes para coleta das fezes e termo de autorização do exame; preparo das lâminas no Núcleo de Endemias; Encaminhamento das lâminas para laboratório do município, para serem analisadas pelo bioquímico Dr. Tupany Lustosa.
 Foram realizados 228 exa.mes (47 - escola Castro Alves, 41- escola Mons. J.J. Dourado, 35 - Des. Pedro de Queiroz, 30 – escola Mário Alencar e 75 - escola Benedito Evaristo Pinheiro). Os laudos serão enviados para o laboratório municipal e posteriormente para as escolas envolvidas no programa.
    Vale salientar que os alunos com resultado positivo para esquistossomose serão tratados no próprio município, bem como, aqueles acometidos por outras helmitoses, com medicação específica. 
Após resultado do inquérito de prevalência da Esquistossomose Mansoni e das geo-helmitoses em Beberibe, será implantado o Programa de Malacologia, que tem como objetivo pesquisa de positividade do caramujo, sendo mais um programa trabalhado na rotina das Endemias sob Coordenação de Dra. Kirley Barroso.































Nenhum comentário:

Postar um comentário